A origem do Setembro Amarelo: Se você precisar, peça ajuda.

Em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), tivemos início no Brasil das campanhas do Setembro Amarelo como forma de incentivar a importância da prevenção ao suicídio.

Mas por que Setembro Amarelo ?

O mês foi escolhido quando em 2003 a OMS instituiu 10 de setembro, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Já a cor da campanha foi em homenagem ao jovem americano, Mike Emme.

Mike, tinha apenas 17 anos quando tirou sua vida em 1994. Durante o velório toda sua família comentava como ele era um garoto gentil e cheio de habilidades mecânicas. Sozinho consertou um Mustang 68 e depois o pintou de amarelo.

Durante o enterro, amigos de Mike distribuíram cerca de 500 bilhetes enfeitados com fitas amarelas, trazendo mensagens de incentivo a busca por ajuda.

Em poucas semanas uma pessoa entrou em contato à partir do cartão distribuído no enterro de Mike Emme, gerando repercussão no país e incentivando diversas campanhas de prevenção ao suicídio pelo mundo.

O CVV OFERECE AJUDA 24 HORAS. PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: cvv.org.br

https://www.cvv.org.br/ligue-141/

https://www.cvv.org.br/ligue-141/
Compartilhar: